A prevenção e a correção das desarmonias dento faciais entre as bases ósseas podem ser feitas na infância, adolescência ou durante a fase adulta.
O tratamento precoce é mais eficaz, pois o período de crescimento ativo permite o redirecionamento do crescimento dos ossos da face e dos dentes.
O objetivo é promover bem-estar, melhorar a qualidade de vida do paciente e contribuir para o seu potencial de beleza facial.
A partir dos três anos de idade já é possível fazer o acompanhamento ortodôntico e ortopédico facial.
Diversas pesquisas pediátricas sobre o crescimento da face apontam que aos quatros anos, o rosto infantil tem 60% do tamanho que terá na fase adulta.
Portanto, nesta tenra idade, sobram apenas 40% de potencialidade de crescimento do rosto que podem ser administrados terapeuticamente.
Com o passar dos anos, este potencial diminui.
A capacidade de normalizar os desvios de crescimento e desenvolvimento que podem ocorrer no rosto decresce na razão inversa da idade, sendo que, aos 12 anos, cerca de 80% do crescimento facial final ja ocorreu.
A intervenção precoce é imprescindível.
O acompanhamento do crescimento dos ossos da face, especialmente da maxila e da mandíbula, permitem que a erupção dos dentes de leite seja mais correta e possibilitam a administração das etapas de trocas dentárias.
Neste conceito moderno de Ortopediatria Dento Facial ODF, as crianças a partir dos três anos de idade podem utilizar aparelhos ortopédicos faciais intrabucais para tratar as anomalias dentofaciais incipientes, que incluem os aspectos ortodônticos, como a posição dos dentes nas arcadas dentárias inferiores e superiores e o relacionamento entre as bases ósseas da face.
Os aparelhos são de uso simples e indolor, sem causar desconforto.
Os dispositivo e os tratamentos associados, tratam os ossos e os músculos do rosto com a finalidade de corrigir eventuais alterações no crescimento e desenvolvimento da face. Os tratamentos em idade precoce costumam ser rápidos e muito importantes para evitar que as anomalias dentofaciais se acentuem e estejam presentes de modo agressivo a partir da pré-adolescência.
Infelizmente nem todos os pais têm esta informação presente.
A divulgação deste conceito é essencial para que o rosto das crianças possa se desenvolver na sua melhor forma e harmonia, beleza, função e saúde.