Cirurgia plástica

Credibly reintermediate backend ideas for cross-platform models. Continually reintermediate integrated processes through technically sound intellectual capital. Holistically foster superior methodologies without market-driven best practices.

Ortodontia

Ortodontia corretiva
Ortodontia Invisível
Preparação ortodontico cirúrgica

Ortopediatria Dento facial

A prevenção e a correção das desarmonias dento faciais entre as bases ósseas podem ser feitas na infância, adolescência ou durante a fase adulta.
O tratamento precoce é mais eficaz, pois o período de crescimento ativo permite o redirecionamento do crescimento dos ossos da face e dos dentes.
O objetivo é promover bem-estar, melhorar a qualidade de vida do paciente e contribuir para o seu potencial de beleza facial.
A partir dos três anos de idade já é possível fazer o acompanhamento ortodôntico e ortopédico facial.
Diversas pesquisas pediátricas sobre o crescimento da face apontam que aos quatros anos, o rosto infantil tem 60% do tamanho que terá na fase adulta.
Portanto, nesta tenra idade, sobram apenas 40% de potencialidade de crescimento do rosto que podem ser administrados terapeuticamente.
Com o passar dos anos, este potencial diminui.
A capacidade de normalizar os desvios de crescimento e desenvolvimento que podem ocorrer no rosto decresce na razão inversa da idade, sendo que, aos 12 anos, cerca de 80% do crescimento facial final ja ocorreu.
A intervenção precoce é imprescindível.
O acompanhamento do crescimento dos ossos da face, especialmente da maxila e da mandíbula, permitem que a erupção dos dentes de leite seja mais correta e possibilitam a administração das etapas de trocas dentárias.
Neste conceito moderno de Ortopediatria Dento Facial ODF, as crianças a partir dos três anos de idade podem utilizar aparelhos ortopédicos faciais intrabucais para tratar as anomalias dentofaciais incipientes, que incluem os aspectos ortodônticos, como a posição dos dentes nas arcadas dentárias inferiores e superiores e o relacionamento entre as bases ósseas da face.
Os aparelhos são de uso simples e indolor, sem causar desconforto.
Os dispositivo e os tratamentos associados, tratam os ossos e os músculos do rosto com a finalidade de corrigir eventuais alterações no crescimento e desenvolvimento da face. Os tratamentos em idade precoce costumam ser rápidos e muito importantes para evitar que as anomalias dentofaciais se acentuem e estejam presentes de modo agressivo a partir da pré-adolescência.
Infelizmente nem todos os pais têm esta informação presente.
A divulgação deste conceito é essencial para que o rosto das crianças possa se desenvolver na sua melhor forma e harmonia, beleza, função e saúde.
O QUE É A ORTOPEDIATRIA DENTO FACIAL ?
(TRATAMENTO DO DESVIO DO CRESCIMENTO FACIAL, através de manipulação e direcionamento do crescimento das bases ósseas da face).
A importância da aparência facial na sociedade contemporânea é inegável. Muitos profissionais de saúde, bem como a maior parte da população geral sentem que as características faciais individuais são o resultado exclusivo da genética e que não podem ser alterados ou modificados. No entanto, cada vez mais estudos mostram que os fatores ambientais desempenham um papel significativo.
A Ortopediatria Dento Facial é uma área da ortodontia que se dedica ao estudo das alterações do crescimento da face e que atua com protocolos e planos de tratamento que reorganizam funcional e estruturalmente a harmonia facial.
A face desenvolve-se em mais de 90% até à idade pré-adolescente é imperativo iniciar a correção dos problemas de crescimento assim que a criança o permita, que normalmente acontece pelos 4 anos de idade.
É urgente alertar para as consequências que advêm de uma atuação tardia e exclusivamente dentária!
QUAIS AS CAUSAS PARA O DESVIO DO CRESCIMENTO DA FACE?
A alteração dos músculos crânio faciais, devido à obstrução nasal universal, dieta mole moderna, e má postura está a levar a um aumento da altura da face em quase todos os seres humanos. E se a face está mais longa, ela será mais estreita e será mais “achatada”, levando a menos espaço para os dentes , ficando estes desalinhados.
Os dentes encontram-se sempre em equilíbrio entre a língua e os músculos crânio faciais. A língua quando está no palato proporciona o crescimento e desenvolvimento do maxilar superior para a frente e para o lado bem como a tonicidade dos músculos faciais. Assim sendo o desenvolvimento do maxilar superior proporciona o crescimento mandibular mas apenas se existir um padrão de respiração nasal em conjunto com o encerramento labial.
A postura de boca aberta (pela necessidade de respiração oral ) faz com que a língua deixe de ser o moderador natural do maxilar superior. Como consequência verifica -se um tipo de crescimento vertical e a mandíbula perde o feedback para crescer em harmonia com a maxila. O espaço fica menor para os dentes ficando estes desalinhados e como os maxilares ficam mais recuados entram em “conflito” com as vias aéreas agravando a condição respiratória , criando um ciclo vicioso.
-Respiração: A respiração oral é o fator com maior influência nas alterações do crescimento e desenvolvimento da face. Os tipos de alterações respiratórias mais frequentes são: desvio do septo nasal, hipertrofia dos cornetos nasais, hipertrofia dos adenoides, infeções de repetição durante um curto período de tempo; componente alérgica (sinusite, rinite);
-Freios: A alteração da posição e estrutura dos freios labial e lingual condiciona a função e desenvolvimento dos músculos oro faciais que consequentemente interferem com o crescimento e desenvolvimento crânio cefálico.
-Hábitos Nocivos;
-Deformações Congénitas (plagiocefalia etc..,;)
-Cáries Dentárias;
QUAL A RELAÇÃO ENTRE A RESPIRAÇÃO ORAL E OS DENTES TORTOS?
Há 300 anos quase ninguém tinha dentes desalinhados , atualmente observa-se o inverso devido à obstrução nasal universal, dieta mole e alterações posturais .
Todas as crianças (com exceção dos síndromes) têm o potencial genético de ter um crescimento e desenvolvimento facial “perfeito”, para isso a língua deve encontra-se em repouso junto ao palato, os lábios encostados (sem forçar), sinais de que existe uma respiração nasal.
Caso isto se observe a “genética vai fazer o resto “: Haverá equilíbrio muscular e portanto, os dentes e os ossos vão ter tamanhos perfeitamente correspondentes .
O tratamento visa restabelecer o equilíbrio do crescimento e desenvolvimento facial característico de cada criança, perdido pelos fictores ambientais.
Respiração; Hábitos Nocivos; Deformações Congénitas (plagiocefalia etc..,; Cáries Dentárias; Freios).
PORQUE PODERÁ O SEU FILHO APRESENTAR OS DENTES TORTOS OU DESALINHADOS?
Dentes desalinhados (“tortos” ou “ mal encaixados”), são um sintoma e não o problema, é apenas uma manifestação de que existe um desequilíbrio no crescimento e desenvolvimento dos ossos que constituem a face.
Quando temos um crescimento e desenvolvimento correto dos maxilares temos naturalmente os dentes alinhados.
A respiração oral é a principal causa para uma atrofia do crescimento ósseo e muscular, alterando as suas funções originais levando a uma adaptação “errada” das mesmas.
No complexo craniofacial estão as funções mais importantes para o ser humano tais como: respiração, mastigação, deglutição, fala. Estando o crescimento “desviado” invariavelmente as funções vão estar alteradas. Esse problema já está evidente aos 3, 4 anos de idade .
COMO IDENTIFICAR UM POTENCIAL DESVIO NO PADRÃO DE CRESCIMENTO FACIAL NO MEU FILHO?
  • Quando respira mais pela boca do que pelo nariz;
  • Ressona;
  • Dorme com boca aberta;
  • Boca entreaberta em repouso;
  • Mastigar de boca aberta e a emissão de ruídos;
  • Dificuldade em engolir;
  • Dificuldade em emitir alguns sons na fala.
QUAL É O PREÇO DE UM TRATAMENTO DE CRESCIMENTO FACIAL?
  • No que se refere a um tratamento de crescimento facial, depende de cada caso.
    Deste modo, para lhe darmos um valor para o seu caso, marque uma consulta de avaliação com a Dra. Sandrina Ferreira D02718.
Telefone
+351 929 050 250
(rede móvel nacional)
Morada
Edifício Atlanta II - Laranjeiras
Rua Abranches Ferrão N.10 -15•G
1600-001 Lisboa
Consultas
+351 929 050 250
(rede móvel nacional)
geral@i-clinic.pt

© 2023 – webdesign by pombaldir.com