Ortodontia

Ortodontia corretiva
Preparação ortodontico cirúrgica

Ortopediatria Dento facial

A prevenção e a correção das desarmonias dento faciais entre as bases ósseas podem ser feitas na infância, adolescência ou durante a fase adulta.
O tratamento precoce é mais eficaz, pois o período de crescimento ativo permite o redirecionamento do crescimento dos ossos da face e dos dentes.
O objetivo é promover bem-estar, melhorar a qualidade de vida do paciente e contribuir para o seu potencial de beleza facial.
A partir dos três anos de idade já é possível fazer o acompanhamento ortodôntico e ortopédico facial.
Diversas pesquisas pediátricas sobre o crescimento da face apontam que aos quatros anos, o rosto infantil tem 60% do tamanho que terá na fase adulta.
Portanto, nesta tenra idade, sobram apenas 40% de potencialidade de crescimento do rosto que podem ser administrados terapeuticamente.
Com o passar dos anos, este potencial diminui.
A capacidade de normalizar os desvios de crescimento e desenvolvimento que podem ocorrer no rosto decresce na razão inversa da idade, sendo que, aos 12 anos, cerca de 80% do crescimento facial final ja ocorreu.
A intervenção precoce é imprescindível.
O acompanhamento do crescimento dos ossos da face, especialmente da maxila e da mandíbula, permitem que a erupção dos dentes de leite seja mais correta e possibilitam a administração das etapas de trocas dentárias.
Neste conceito moderno de Ortopediatria Dento Facial ODF, as crianças a partir dos três anos de idade podem utilizar aparelhos ortopédicos faciais intrabucais para tratar as anomalias dentofaciais incipientes, que incluem os aspectos ortodônticos, como a posição dos dentes nas arcadas dentárias inferiores e superiores e o relacionamento entre as bases ósseas da face.
Os aparelhos são de uso simples e indolor, sem causar desconforto.
Os dispositivo e os tratamentos associados, tratam os ossos e os músculos do rosto com a finalidade de corrigir eventuais alterações no crescimento e desenvolvimento da face. Os tratamentos em idade precoce costumam ser rápidos e muito importantes para evitar que as anomalias dentofaciais se acentuem e estejam presentes de modo agressivo a partir da pré-adolescência.
Infelizmente nem todos os pais têm esta informação presente.
A divulgação deste conceito é essencial para que o rosto das crianças possa se desenvolver na sua melhor forma e harmonia, beleza, função e saúde.
O QUE É A ORTOPEDIATRIA DENTO FACIAL ?
(TRATAMENTO DO DESVIO DO CRESCIMENTO FACIAL, através de manipulação e direcionamento do crescimento das bases ósseas da face).
A importância da aparência facial na sociedade contemporânea é inegável. Muitos profissionais de saúde, bem como a maior parte da população geral sentem que as características faciais individuais são o resultado exclusivo da genética e que não podem ser alterados ou modificados. No entanto, cada vez mais estudos mostram que os fatores ambientais desempenham um papel significativo.
A Ortopediatria Dento Facial é uma área da ortodontia que se dedica ao estudo das alterações do crescimento da face e que atua com protocolos e planos de tratamento que reorganizam funcional e estruturalmente a harmonia facial.
A face desenvolve-se em mais de 90% até à idade pré-adolescente é imperativo iniciar a correção dos problemas de crescimento assim que a criança o permita, que normalmente acontece pelos 4 anos de idade.
É urgente alertar para as consequências que advêm de uma atuação tardia e exclusivamente dentária!
QUAIS AS CAUSAS PARA O DESVIO DO CRESCIMENTO DA FACE?
A alteração dos músculos crânio faciais, devido à obstrução nasal universal, dieta mole moderna, e má postura está a levar a um aumento da altura da face em quase todos os seres humanos. E se a face está mais longa, ela será mais estreita e será mais “achatada”, levando a menos espaço para os dentes , ficando estes desalinhados.
Os dentes encontram-se sempre em equilíbrio entre a língua e os músculos crânio faciais. A língua quando está no palato proporciona o crescimento e desenvolvimento do maxilar superior para a frente e para o lado bem como a tonicidade dos músculos faciais. Assim sendo o desenvolvimento do maxilar superior proporciona o crescimento mandibular mas apenas se existir um padrão de respiração nasal em conjunto com o encerramento labial.
A postura de boca aberta (pela necessidade de respiração oral ) faz com que a língua deixe de ser o moderador natural do maxilar superior. Como consequência verifica -se um tipo de crescimento vertical e a mandíbula perde o feedback para crescer em harmonia com a maxila. O espaço fica menor para os dentes ficando estes desalinhados e como os maxilares ficam mais recuados entram em “conflito” com as vias aéreas agravando a condição respiratória , criando um ciclo vicioso.
-Respiração: A respiração oral é o fator com maior influência nas alterações do crescimento e desenvolvimento da face. Os tipos de alterações respiratórias mais frequentes são: desvio do septo nasal, hipertrofia dos cornetos nasais, hipertrofia dos adenoides, infeções de repetição durante um curto período de tempo; componente alérgica (sinusite, rinite);
-Freios: A alteração da posição e estrutura dos freios labial e lingual condiciona a função e desenvolvimento dos músculos oro faciais que consequentemente interferem com o crescimento e desenvolvimento crânio cefálico.
-Hábitos Nocivos;
-Deformações Congénitas (plagiocefalia etc..,;)
-Cáries Dentárias;
QUAL A RELAÇÃO ENTRE A RESPIRAÇÃO ORAL E OS DENTES TORTOS?
Há 300 anos quase ninguém tinha dentes desalinhados , atualmente observa-se o inverso devido à obstrução nasal universal, dieta mole e alterações posturais .
Todas as crianças (com exceção dos síndromes) têm o potencial genético de ter um crescimento e desenvolvimento facial “perfeito”, para isso a língua deve encontra-se em repouso junto ao palato, os lábios encostados (sem forçar), sinais de que existe uma respiração nasal.
Caso isto se observe a “genética vai fazer o resto “: Haverá equilíbrio muscular e portanto, os dentes e os ossos vão ter tamanhos perfeitamente correspondentes .
O tratamento visa restabelecer o equilíbrio do crescimento e desenvolvimento facial característico de cada criança, perdido pelos fictores ambientais.
Respiração; Hábitos Nocivos; Deformações Congénitas (plagiocefalia etc..,; Cáries Dentárias; Freios).
PORQUE PODERÁ O SEU FILHO APRESENTAR OS DENTES TORTOS OU DESALINHADOS?
Dentes desalinhados (“tortos” ou “ mal encaixados”), são um sintoma e não o problema, é apenas uma manifestação de que existe um desequilíbrio no crescimento e desenvolvimento dos ossos que constituem a face.
Quando temos um crescimento e desenvolvimento correto dos maxilares temos naturalmente os dentes alinhados.
A respiração oral é a principal causa para uma atrofia do crescimento ósseo e muscular, alterando as suas funções originais levando a uma adaptação “errada” das mesmas.
No complexo craniofacial estão as funções mais importantes para o ser humano tais como: respiração, mastigação, deglutição, fala. Estando o crescimento “desviado” invariavelmente as funções vão estar alteradas. Esse problema já está evidente aos 3, 4 anos de idade .
COMO IDENTIFICAR UM POTENCIAL DESVIO NO PADRÃO DE CRESCIMENTO FACIAL NO MEU FILHO?
  • Quando respira mais pela boca do que pelo nariz;
  • Ressona;
  • Dorme com boca aberta;
  • Boca entreaberta em repouso;
  • Mastigar de boca aberta e a emissão de ruídos;
  • Dificuldade em engolir;
  • Dificuldade em emitir alguns sons na fala.
QUAL É O PREÇO DE UM TRATAMENTO DE CRESCIMENTO FACIAL?
  • No que se refere a um tratamento de crescimento facial, depende de cada caso.
    Deste modo, para lhe darmos um valor para o seu caso, marque uma consulta de avaliação com a Dra. Sandrina Ferreira D02718.

Ortodontia Invisível

Já ouviu falar do Aparelho Invisível? Os dentes alinhados no lugar certo não trazem benefícios apenas estéticos. Mais importante do que tudo, é a questão da saúde oral.
Nem toda a gente se vê a usar um aparelho fixo convencional, sobretudo por não os acharem bonitos.
Esta não é a única opção que tem.
É possível corrigir a má oclusão, passando praticamente despercebido, através dos alinhadores invisíveis.
Muita gente conhece-os por Invisalign. Esta é uma das marca mais conhecidas e mais antigas, mas não é a única existente no mercado.

O que são os Aparelhos Invisíveis e para que servem?

Os aparelhos invisíveis (ou alinhadores invisíveis) são uma forte alternativa aos aparelhos convencionais que, por serem metálicos, são muitas vezes frustrantes do ponto de vista da aparência.
Os alinhadores são removíveis, ou seja, podem ser retirados durante as refeições e para higienizar a boca.
Além disso, têm sido alvo de uma constante evolução, tornando-se mais personalizados e mais eficazes, fruto dos avanços tecnológicos que se têm registado.
O tratamento consiste na aplicação de goteiras transparentes e personalizadas, que se encaixam de forma confortável e se adaptam aos seus dentes.
Estas goteiras criam pressão, guiando o dente, dia após dia, para a posição ideal. Na verdade, durante todo o processo, utilizam-se vários alinhadores, de forma sequenciada.
Com grande parte dos modelos de alinhadores invisíveis é possível perceber como vai ficar o resultado do tratamento, mesmo antes de colocar o aparelho. Isso acontece devido ao planeamento digital 3D.

Vantagens

 
Confortável: um ponto muito positivo do alinhador invisível é o facto deste ser mais cómodo de se usar, uma vez que é construído num material muito suave. Assim sendo, não existem fios metálicos, nem nenhum tipo de suporte que possam criar cortes dolorosos na boca.
Pode removê-lo: ao contrário do que acontece com os aparelhos metálicos, os alinhadores removíveis podem ser removidos, de forma simples, para se realizarem algumas tarefas diárias. Pode comer e escovar os dentes, tal como o fazia, com total liberdade. Sendo assim, vai conseguir realizar uma higiene dentária mais cuidada e, com isso, estará a evitar possíveis problemas dentários.
Esteticamente mais atraente: são feitos num material transparente e, por isso, passam facilmente despercebidos. Desta forma, é possível sorrir com mais confiança, sem que se sinta constrangido. Talvez por isso, seja uma opção muito procurada por adultos.
Não requer grande manutenção: é verdade que os alinhadores podem ficar sujos à medida que os usa. Isso é normal. Ainda assim, não é nada que não se resolva com uma escova de dentes húmida. O ideal é que escove os alinhadores duas vezes por dia.

Desvantagens

 
Preço: esta é, porventura, a maior desvantagem desta opção. Na realidade, são mais caros do que as opções metálicas tradicionais, sendo que o custo também varia de marca para marca.
Deve ser usado o máximo tempo possível: como já foi dito, este tipo de aparelhos pode ser retirado. Ainda assim, isso não deve ser feito por um período prolongado. O recomendado é que se utilize durante grande parte do dia, bem como à noite, num total de 22 horas. Se não o fizer, estará a comprometer o sucesso do tratamento.
Acessórios (attachments): os aparelhos invisíveis vêm acompanhados de pequenos anexos, que são em muito semelhantes com os brackets utilizados nos aparelhos convencionais. Estes acessórios são utilizados com o objetivo de ajudar os dentes a encaminharem-se para a posição adequada, de forma mais eficiente. Estes attachments geralmente são da cor dos dentes, mas são percetíveis em alguns casos.

Que marcas existem e quais são as melhores?

Atualmente, existem várias empresas no mercado dedicadas aos alinhadores invisíveis. A mais conhecida é a Invisalign, que surgiu há mais de 30 anos.
Invisalign é marca referência neste tipo de segmento e, por isso, o custo do tratamento também é superior quando comparado com outras opções do género.
Na I-CLINIC pode encontrar a marca INVISALIGN ou uma alternativa, que garante excelentes resultados, por valores bem mais convidativos.
Mas o seu caso deve ser avaliado, e o médico dentista, deve aconselhar, a melhor escolha para o seu tratamento.
O  SMARTEE, entre outras marcas, são uma opção totalmente segura e confiável, já que têm uma eficácia comprovada no alcance do resultado final, planeado digitalmente.
Estes alinhadores são feitos em politereftalato de etileno –  um material biocompatível e destinado ao universo médico. No fundo, são a escolha certa para quem procura um tratamento ortodôntico mais atraente e discreto.
Os alinhadores invisíveis são mais caros?
O aparelho invisível é, por norma, mais dispendiosos do que os aparelhos tradicionais devido aos custos de laboratório na produção dos alinhadores, que são feitos num material premium.
Como usar o aparelho invisível e como funciona?

Deve-se usar este aparelho 22 horas por dia para que os resultados vão de encontro aos objetivos esperados.

O que acontece se não usar alinhador 22 horas por dia?

Ao deixar de usar o alinhador por algumas horas (mais do que as que são recomendadas) poderá assistir a um maior desconforto na hora que o voltar a colocar. Além disso, este aparelho pode desadaptar e atrasar e comprometer os resultados.

Como limpar?
É muito importante que não se esqueça de higienizar os alinhadores. Para isso, deve utilizar uma  escova e o produto indicado pelo seu médico.
Em primeiro lugar, deve escovar todas as superfícies do alinhador e passar por água fria.
Nunca o faça com água quente, pois pode causar uma distorção do alinhador.
Por fim, nunca se pode esquecer de escovar os seus dentes, para que a placa bacteriana e o tártaro não se acumulem. Com isso, estará a preservar a sua saúde oral, bem como a permitir o correto assentamento do alinhador nos seus dentes.
É possível colocar os alinhadores invisíveis numa das arcadas dos dentes?
  • Sim, é possível. Contudo, esses tratamentos são pouco habituais, estando apenas recomendados em situações bastante simples.
    Em grande parte dos casos, é necessário colocar os alinhadores na parte inferior e superior dos dentes para que a oclusão entre as duas arcadas ocorra corretamente.
É um tratamento doloroso?

O tratamento com alinhadores invisíveis não está isento de dor e desconforto. Em todo o caso, essas dores são, em geral, menos intensas do que as sentidas com os aparelhos convencionais, sendo que também desaparecem assim que os dentes se adaptam ao uso e troca de alinhadores.

Existem contraindicações?
A maior contraindicação está naqueles doentes que sentem que não terão comprometimento diário de usar este aparelho durante, pelo menos, 22 horas.
Quanto tempo demora o tratamento?

O período é muito variável e isso depende, em muito, da complexidade do caso. Geralmente, os resultados começam a aparecer assim que se coloca o primeiro alinhador, sendo que o tratamento dura em média 12 a 24 meses.

São necessárias quantas consultas?

O número de consultas necessárias está ligado à dificuldade de cada situação, ou seja, há casos que necessitam de uma monotorização mensal e outros que são resolvidos em 5 consultas presenciais no consultório do Médico Dentista.

Qual é o preço do aparelho invisível?
O preço do tratamento varia mediante complexidade de cada caso, do número de alinhadores que serão necessários para que este fique concluído, bem como da marca de alinhadores que o doente escolher.
O intervalo de valores fica entre os 1400 e os 5290 euros.
Conclusão
Será que vale a pena apostar no aparelho invisível? A resposta é sim! O maior entrave seria apenas o preço. Em todo o caso, já começam a existir opções mais amigas para a sua carteira.
Como já teve a oportunidade de perceber, as vantagens acabam por superar as desvantagens.
Nos dias que correm, este é o tratamento ortodôntico esteticamente mais atrativo e confortável. E, além disso, é extremamente eficaz.
Telefone
+351 929 050 250
(rede móvel nacional)
Morada
Edifício Atlanta II - Laranjeiras
Rua Abranches Ferrão N.10 -15•G
1600-001 Lisboa
Consultas
+351 929 050 250
(rede móvel nacional)
geral@i-clinic.pt

© 2023 – webdesign by pombaldir.com